Resina Epóxi




X
produto-resina
26 . 02 . 16

Resina Epóxi

Resinas Epoxídicas, ou resinas epóxi, são polímeros caracterizados pela presença dos chamados grupos epoxídicos. Quimicamente, grupos glicidila e que contêm outros pontos reativos interessantes, que se referem a hidroxilas disponíveis.

glicidil

As resinas epoxídicas foram lançadas no mercado na década de 50, e em função da sua grande versatilidade foi pouco a pouco ganhando espaço, principalmente no segmento industrial, envolvendo plantas industriais, equipamentos industriais, pisos, etc.

Elas apresentam as mais variadas viscosidades e pesos moleculares. Assim, existem resinas liquidas à temperatura ambiente, e sólidas com variação do ponto de fusão na faixa 70-160°C.

Também vale a pena mencionar que em sistemas dois componentes, o agente reticulante é denominado pelos fabricantes de endurecedor, catalisador, comp.B, etc. No mercado, infelizmente o termo catalisador é erroneamente utilizado.

Os solventes empregados para a dissolução vão de aromáticos a cetonas, ésteres  e éteres de glicol ou suas misturas, partindo das resinas de baixo para alto Peso Molecular.

Tempo é um agente necessário para a cura ótima do produto, necessitando-se cerca de 7 dias.

Clique aqui e confira nossa linha de Resinas Epóxi.

Fonte:

Pires, G. S., Tintas e Vernizes, 1ª Edição, Rido de Janeiro, pgs. 55-70.